CIRURGIA PERIODONTAL NA ESTÉTICA DO SORRISO: RELATO DE CASO

Orientador:
Prof. Dr. João Nilton Lopes de Sousa.
Alunos responsáveis pelo caso:
Tuanny Lopes Alves Silvestre;
Francisco Rojas Dassayelwis Thaynann Silva Oliveira;
Daniela Batista Alvarenga.

INTRODUÇÃO
A busca pela excelência estética tem sido um dos fatores responsáveis pelo crescente número de pacientes que procuram um atendimento odontológico especializado, entretanto para conseguir um belo sorriso é necessário que o paciente apresente textura, contorno e coloração gengival dispostos de maneira harmônica, que pode ser conseguido através da técnica cirúrgica de gengivectomia. (MESTRENER et al., 2002; OLIVEIRA et al., 2012)
A gengivectomia é uma cirurgia ressectiva estética, de fácil execução, que apresenta resultados satisfatórios quando empregada corretamente e está indicada em casos de dentes anteriores mais curtos que o normal e que apresentam excesso de tecido gengival. (OLIVEIRA et al., 2012; PEDRON et al., 2010)
O diagnóstico e planejamento adequados são essenciais para o correto desenvolvimento das técnicas cirúrgicas e sucesso durante e após a realização do procedimento. (PEDRON et al., 2010)
O objetivo desse caso é apresentar um resultado estético satisfatório conseguido através de uma cirurgia periodontal ressectiva em paciente que apresenta comprimento curto das coroas clínicas dos dentes ântero-superiores.       


RELATO DE CASO
A paciente, leucoderma, do gênero feminino e 40 anos de idade procurou atendimento na Clínica de Extensão em Periodontia da Universidade Federal de Campina Grande queixando-se de “insatisfação ao sorrir”, ao exame clínico inicial, observou-se a presença de dentes curtos com excesso de tecido gengival nos elementos 11, 12, 13, 21, 22, 23 e 24, estes dentes não apresentavam sangramento gengival nem presença de placa. A profundidade de sondagem variou entre 2 a 3 mm entre as faces vestibulares.
Diante das características clínicas, da presença de uma profundidade de sondagem e nível inserção adequados, foi indicada a técnica de gengivectomia em bisel externo associada à gengivoplastia.
Para execução da técnica foi realizada a assepsia intra-oral e extra-oral com clorexidina 0,12% e 2% respectivamente, seguida da anestesia da região pela técnica infiltrativa (FIGURA 1) nos ápices dos elementos 11, 21, 13 e 24 e anestesia nas papilas (FIGURA 2) dos elementos 13 ao 24 com uso de anestésico mepivacaína a 2%.


Figura 1-Anestesia infiltrativa local


Figura 2- Anestesia nas papilas gengivais

Em seguida foram feitas sondagens e marcações dos pontos sangrantes nas faces vestibulares dos elementos supracitados (FIGURAS 3 e 4).


Figura 3- Sondagem e marcação dos pontos guias


Figura 4- Pontos sangrantes demarcados

Para remoção do tecido gengival, realizou-se a incisão de bisel externo (FIGURA 5) complementada pela incisão sulcular com uso de lâmina de bisturi nº 15c associada ao bisturi de Kirkland e ao uso da cureta Gracey 5/6. 


Figura 5- Incisão com lâmina de bisturí 15c


Figura 6- Remoção do colarinho gengival

Após a remoção do tecido (FIGURA 7) foi feita a gengivoplastia (FIGURA 8) dos elementos (13 ao 24) com o auxílio do bisturi de Kirkland, removendo tecido de granulação e buscando um contorno gengival fisiológico.


Figura 7- Peça cirúrgica

 Figura 8- Resultado pós-gengivoplastia

A ferida cirúrgica foi protegida com cimento cirúrgico (FIGURA 9). A paciente foi orientada quanto a higiene bucal no pós operatório, sendo prescrito Paracetamol 750mg, durante 3 dias, para tomar apenas em caso de dor, além disso prescreveu-se bochechos com digluconato de clorexidina a 0,12% duas vezes ao dia durante 14 dias.


Figura 9- Cimento cirúrgico aplicado sobre a área operada

Após 8 dias observa-se um tecido em fase de recuperação (Figura 10), o pós operatório evoluiu satisfatoriamente e  paciente não relatou complicações, não havendo necessidade do uso do medicamento. 


Figura 10- Resultado Final após 8 dias

A gengivectomia e gengivoplastia são técnicas cirúrgicas bem aceitas pelos pacientes, possuem baixo custo e ajudam na estética dental e saúde periodontal.

REFERÊNCIAS:

MESTRENER, S.R.; KOMATSU, J. Recuperação da linha do sorriso utilizando procedimentos cirúrgico e restaurador. JBD, Curitiba, v.1, n.3, p.226-230, jul./set. 2002.

OLIVEIRA, Sheyla Adriane Rodrigues de; VENTURIM, RosalindaTanuri Z.; CIRURGIA PERIODONTAL RESSECTIVA VALORIZANDO O SORRISO GENGIVAL: RELATO DE CASO CLÍNICO. Colloquium Vitae, jul/dez 2012 4(2): 118-128. DOI: 10.5747/cv.2012.v004.n2.v069c


PEDRON, Irineu Gregnanin, UTUMI, Estevão Rubens;TANCREDI, Ângelo Rafael Calábria; PERRELA, Andréia;PEREZ, Flávio Eduardo Guillin. SORRISO GENGIVAL: CIRURGIA RESSECTIVA COADJUVANTE À ESTÉTICA DENTAL. Odonto 2010; 18(35):87-95

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RELATO DE CASO: FRENECTOMIA LABIAL SUPERIOR COMO TRATAMENTO INICIAL PARA O FECHAMENTO DE DIASTEMA INTERINCISAL

RASPAGEM EM CAMPO ABERTO DE ELEMENTO ASSOCIADO À ABCESSO

REMOÇÃO DE EXOSTOSE MAXILAR: RELATO DE CASO